SUB-VISÃO/ AJUDAS TÉCNICAS

low-vision_aid

A Sub-Visão é uma diminuição significativa da acuidade visual ou a uma redução do campo de visão.

O termo sub-visão é usado quando esta degradação limita a execução das tarefas diárias do quotidiano. A Sub-visão pode ser congénita ou adquirida, pode resultar de patologias a nível dos meios transparentes do globo ocular (córnea, cristalino ou vítreo), da íris, da retina e das vias ópticas ou córtex cerebral. As principais patologias que conduzem à sub-visão são: Atrofia do Nervo óptico, Alta Miopia, Cataratas Congénitas, Glaucoma, Degenerescência Macular relacionada com a Idade, e outras Retinopatias (como a Retinite Pigmentar ou a Doença de Stargardt).

É uma condição que não pode ser corrigida com cirurgia, medicamentos ou óculos comuns. No entanto, os afectados podem beneficiar de ajudas à sub-visão, que têm como finalidade reduzir ao máximo as consequências das limitações visuais, melhorar a qualidade de vida e proporcionar maior autonomia. Existem diversos auxiliares para diversos propósitos, que vão maximizar o resíduo visual permitindo manter a visão mais activa.

AJUDAS TÉCNICAS

Ajudas Ópticas: Sistemas de lentes muito diversos que incluem desde as simples lupas, lupas iluminadas, telescópios (para visão de perto ou de longe) ou prismas.

Ajudas não ópticas: Filtros especiais, contrastes utilizados, tipo e tamanho de letras, guia de leitura e escrita, gravador, tipos de papel, marcadores.

Ajudas Electrónicas: Sistemas de tratamento de informação como ampliadores de caracteres, sistemas de hardware ou software.

Ajudas ergonómicas: o tipo de candeeiro, as condições de iluminação, a localização dentro de uma sala, a mesa de leitura ou a atitude postural são condições básicas para o bom desempenho de tarefas, favorecendo a eficiência visual.