óculos | astigmatismo | Clinica Vivina Cabrita

O astigmatismo é uma alteração visual causada por uma irregularidade da refração da luz na córnea ou cristalino num determinado plano bidimensional. A consequência deste defeito é a perceção de imagens distorcidas e desfocadas quer ao longe quer ao perto.

No olho astigmático, a luz que incide na córnea é refractada de forma que as imagens focam-se antes ou depois da retina dependendo da magnitude da alteração. Isto dá lugar a uma visão distorcida, semelhante aos espelhos de feira.

Esta irregularidade visual é predeterminada geneticamente. A sintomatologia inclui, aparte das distorções das imagens, dores de cabeça frontais e leves inclinações da cabeça de forma de procurar um ângulo mais conveniente.

Atualmente, o astigmatismo pode ser corrigido com o uso de óculos, lentes de contacto, correção por Laser, ou com cirurgia intra-ocular. Estas diferentes modalidades de tratamento adaptam-se a diferentes tipos de pacientes e a diferentes tipos de erro de refração. No entanto, na maioria das pessoas, o método que proporciona uma maior satisfação, um maior grau de conforto e de liberdade visual e a cirurgia de correção por Laser.