
O que é o Descolamento da Retina?
O Descolamento da Retina é um problema grave que consiste na separação da retina da parede do fundo do olho. Pode localizar-se, inicialmente, numa pequena área, no entanto se não for detetada e tratada atempadamente, poderá evoluir e descolar-se na sua totalidade.
Quais são os sintomas?
O descolamento da retina é indolor. Os sintomas desta doença podem incluir os seguintes:
- Aumento repentino no tamanho e no número de moscas volantes
- Aparecimento de flashes de luz (fotopsia)
- Ocorrência de sombras ou cortina no campo de visão
- Diminuição repentina da visão
Quais são as causas do Descolamento da Retina?
É um problema que pode ocorrer em qualquer idade, mas que geralmente atinge indivíduos a partir da meia idade. Revelam-se mais propensas a padecer de Descolamentos de Retina pessoas que já tiveram ou têm o seguinte historial médico:
- Miopia
- A existência anterior desta condição no olho oposto
- Cirurgia ocular anterior, como a remoção de catarata
- Trauma ocular
- Histórico familiar de descolamento da retina
Como é feito o diagnóstico do Deslocamento da Retina?
O diagnóstico é realizado após o exame do fundo ocular pelo oftalmologista, com recurso à dilatação da pupila e a uma lâmpada de fenda.
Qual o tratamento?
O tratamento para o Descolamento da Retina é sempre cirúrgico e deverá ser realizado com a maior brevidade possível, após a deteção da patologia. Dependendo da extensão do Descolamento e condição do paciente, as cirurgias para tratamento do descolamento retiniano são:
- Tratamento a laser (com vista a “soldar” e selar a rasgadura da retina. Esta opção de tratamento só é viável se a patologia for detetada numa fase muito precoce)
- Vitrectomia (remoção do vítreo com injeção de ar, gases ou líquidos)
- Retinopexia pneumática (injeção de gás no vítreo)
- Indentação Escleral (colocação de explante localizado ou de faixa de silicone em redor dos olhos, de forma a que a esclera seja pressionada em direção à retina)